Sim! Ainda dá tempo de ler (mais) um livro antes que o ano acabe. A seleção de hoje é curta justamente para que você possa escolher o seu sem muitas dúvidas e traz um bônus: todos são livros direcionados a empreendedores, lidos por grandes empresários que tomaram decisões inspiradas nas obras. Lembre-se que a inspiração é uma das chaves para um negócio de sucesso.
O Dilema da Inovação, de Clayton M.Christensen, lido por Steve Jobs
O autor demonstra como práticas que ajudaram a criar negócios de sucesso podem eventualmente os levar à ruína. Além disso, o escritor dá dicas que podem ajudar empreendedores, CEOs e gerentes a resolver seus problemas no trabalho. De acordo com a biografia de Steve Jobs, escrita pelo jornalista Walter Isaacson, o ex-CEO da Apple havia se referido ao livro enquanto argumentava que a empresa precisava se adaptar à tecnologia de armazenamentos em nuvem.
O Executivo e Sua Tribo, de Dave Logan e John King, lido por Tony Hsieh
Esse livro de administração demonstra como líderes podem se infiltrar e liderar as “tribos” que existem dentro de uma empresa, aumentando sua produtividade. A obra é útil para gestores que desejam identificar características únicas de sua equipe, não notadas anteriormente.
O livro foi lido pelo CEO da plataforma de vendas online Zappos, Tony Hsieh, enquanto tentava aprimorar a cultura corporativa de sua empresa. Segundo ele, a obra “codificava muito do que ele vinha fazendo instintivamente em sua companhia e fornece um conhecimento valoroso para todas as empresas”.
Garra: O Poder da Paixão e da Perseverança, de Angela Duckworth, lido por Brad Smith
Angela Duckworth conta no livro sua própria história como filha de um cientista que frequentemente se preocupou com a sua inteligência, explorando a ideia de que a persistência é mais importante do que intelecto para atingir o sucesso.
O ex-CEO da empresa de softwares Intuit, Brad Smith, certa vez disse que o livro mostra que qualquer um, independentemente do seu talento ou passado, pode ser bem-sucedido caso possua garra, paixão e persistência.
A Arte da Guerra, de Sun Tzu, lido por Marc Benioff
Talvez o mais famoso dessa lista, o livro usa estratégias militares chinesas para explicar como ganhar vantagem sobre os oponentes no campo de batalha.
A obra influenciou o fundador da empresa de softwares Saleforce, Marc Benioff, que afirmou ter aplicado os conceitos do livro em diversos aspectos de sua vida – inclusive na sua empresa, inspirando-o a entrar em uma indústria dominada por players muito maiores.