Blog

AS ÚLTIMAS NOVIDADES E O MUNDO DOS NEGÓCIOS

1 de fevereiro de 2019
por Office Inn em Negócios

5 livros sobre inovação que você precisa ler

A inovação, mais do que o desejo de muitos em seus negócios – afinal, ela é um dos grandes impulsionadores da competitividade e evolução do mercado –, quase sempre se coloca como uma pressão e um objetivo difícil de ser atingido. Afinal, há uma série de variáveis externas que complicam ainda mais esse processo. Carga tributária, crises políticas e econômicas, taxa de câmbio, capacitação profissional e atraso tecnológico são algumas delas.

Segundo o Índice Global de Inovação, divulgado em 2017 pela Universidade Cornell, na Suíça, pela escola de negócios Insead e pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi), o Brasil ocupa a 69ª colocação no ranking da inovação. Esse ranking examinou vários critérios para avaliar 127 países. Mesmo sendo a maior economia da América Latina e do Caribe, o Brasil ocupa apenas a 7ª posição no ranking regional (dentre 18 países), encabeçado pelo Chile.

Ainda que os fatores externos mencionados anteriormente exerçam sua influência na capacidade inovadora de um país, há questões internas que também precisam ser transpostas, como cultura organizacional, saber tornar a inovação uma prioridade, transformar a mentalidade, cultura empresarial muitas vezes conservadora e falta de paciência para pensar a médio e longo prazo.

Que atire a primeira pedra quem nunca quis inovar, mas pensou que não há mais nada de novo a ser criado nesse mundo, por isso desistiu da ideia. Acredite, sempre há novos caminhos em produtos, serviços e soluções, uma vez que as necessidades e demandas do mundo estão em constante modificação. No post de hoje, dicas de 5 bons livros que podem ajudar a criar uma cultura de inovação em seu negócio. A seleção é da 3M Inovação.

O desafio da inovação

Vijay Govindarajan e Chris Trimble, autores de diversos livros e artigos sobre inovação empresarial, trazem o fruto de mais de dez anos de pesquisas sobre o assunto. Apesar do uso de terminologias conceituais — como “inovação reversa” – o livro tem uma abordagem prática. Os autores defendem que a inovação é uma prática a ser utilizada por todas as empresas, sejam elas locais ou multinacionais. O livro também é recomendado para empresários, estudantes e gestores que desejam ter o primeiro contato com o tema.

O dilema da inovação

O professor de administração na Harvard Business School Clayton Christensen é uma das maiores autoridades do mundo em inovação, com vários estudos de referência na área. Se você ouvir falar de “inovação disruptiva” por aí, saiba que o termo foi cunhado por Christensen e publicado nesse livro. O autor defende que as empresas devem adotar uma margem de risco para a inovação, evitando o caminho seguro da adoção paulatina de novas tecnologias e abraçando a ruptura. O livro traz conhecimento para empresários que precisam superar o dilema da inovação: ficar próximo dos clientes, mas adotar uma fórmula de gestão para obter crescimento e lucro de longo prazo.

Gestão estratégica da tecnologia e da inovação

Organizado por Clayton Christensen, o mesmo autor do livro acima mencionado, esse livro traz uma seleção de artigos que abordam a inovação tanto da perspectiva do gestor quanto do ponto de vista organizacional. Apesar de parecer recheado de teorias, os artigos apresentam também exemplos de tecnologias aplicadas à gestão e inovação nas empresas. É ideal para estudantes de administração e áreas relacionadas, mas também está ao alcance de empresários e executivos que desejam entender mais sobre o assunto.

A Bíblia da inovação

Este clássico escrito pelo economista Fernando Trias de Bes em parceria com Philip Kotler, considerado o maior guru do marketing, faz justiça ao nome: é o livro sagrado da inovação. Nele são apresentados os princípios básicos para a criação de uma cultura organizacional voltada para a inovação e ensina como estimular a geração de ideias, selecioná-las e colocá-las em prática. Bes e Kotler, com formações distintas, conferem uma visão ao mesmo tempo plural e unificada sobre inovação.

A estratégia das 3 caixas

De Vijay Govindarajan, esse livro é um modelo para fazer a inovação acontecer. A obra sugere uma metodologia para superar o já citado dilema da inovação: gerir a empresa de hoje e criar a empresa de amanhã, sem esquecer dos problemas acumulados de ontem. O livro tem uma pegada didática, com exercícios sugeridos ao final de cada capítulo, o que o torna acessível para todos os públicos — especialmente para gestores e executivos que querem dar as cartas no mercado ao invés de apenas reagirem às mudanças que se impõem.

INFORMAÇÃO RÁPIDA

Saiba tudo sobre


    Espaços e serviços adaptados as suas necessidades

    NÃO FIQUE PARADO, MONTE SEU COMBO
    MONTAR MEU COMBO