Blog

AS ÚLTIMAS NOVIDADES E O MUNDO DOS NEGÓCIOS

13 de setembro de 2019
por Office Inn em Geral

5 opções de negócios para abrir com pouco dinheiro

A grana está curta, você quer empreender mas não sabe por onde começar? Acredite, não é necessário um grande capital para abrir um negócio, seja ele para diversificar suas atividades, criar algo novo ou encontrar uma maneira de ampliar a renda. Aliás, é possível começar do zero com pouco ou nenhum investimento e isso é até mesmo vantajoso: um baixo custo inicial significa um menor risco – uma ótima perspectiva para quem vai começar.

Há muitos tipos de negócios que não exigem um grande volume de capital inicial. Empresas digitais, por exemplo, tem um custo relativamente baixo se comparadas a negócios tradicionais, sendo uma boa opção para quem quer investir com menor risco ou não tem acesso ao crédito.

A ideia do post de hoje não é tornar simplista o caminho de quem quer começar a empreender. Essa, todos sabem, é uma tarefa desafiadora no Brasil e implica em uma série de boas e planejadas decisões. Por isso, um plano de negócios cuidadosamente elaborado é essencial, antes de tudo.

Para quem tem poucos recursos, há basicamente dois tipos de negócios que fazem todo o sentido: os negócios de home office ou aqueles de uma pessoa só, que podem ser tocados na totalidade pelo empreendedor.

O home office é interessante uma vez que elimina um dos principais custos fixos de uma empresa: uma sede física. Se um ponto comercial não for essencial, não hesite em começar de casa. Isso implica em economia importante em aluguel, móveis, material de escritório, manutenção e muito mais.

Já os negócios de uma pessoa só representam economia na contratação de funcionários – algo caro, especialmente quando a empresa ainda não está faturando. Claro que essa realidade pode se aplicar muitas vezes apenas no estágio inicial do negócio. Com o tempo e eventual crescimento da empresa, formar uma equipe poderá parecer obrigatório.

Sem grandes investimentos, mas sempre com muito esforço, apresentamos uma lista com 5 ideias de negócios para se abrir com pouco dinheiro. Confira:

E-commerce

Abrir uma loja virtual não exige estrutura física, tem custo baixo e alto potencial de ganho. Esse tipo de negócio geralmente se revela fácil em ganhar escala e crescer, desde que o empreendedor conheça todos os detalhes do mercado em que está atuando. Modelos mais ousados não requerem nem estoque de produtos, uma vez que a loja pode apenas servir de ponte entre fornecedor e consumidor final. Lembre-se: escolher o que, como e para quem será vendido, ter um bom plano de marketing, organizar a logística e personalizar a plataforma são pontos essenciais.

Franquia virtual

Há uma série de franquias que demandam investimento inferior a R$ 25 mil. Você pode consultá-las no site do Portal do Franchising, por exemplo.

Afiliados

De modo geral, os afiliados são pessoas que recebem comissões para promover produtos ou serviços terceiros em ambientes virtuais. Através de plataformas, eles ajudam os produtores/criadores (cursos, palestras, e-books são algumas das criações mais trabalhadas) a aumentarem seu faturamento e são recompensados por isso.

Marmitas

Saindo do ambiente virtual, as marmitas têm se revelado um negócio e tanto, especialmente para quem tem o dom da cozinha. Além de ser um negócio naturalmente promissor, com a ajuda das redes sociais (com destaque para o WhatsApp) é possível crescer rapidamente. Há ainda a opção de divulgação em aplicativos de delivery.

Serviços

Dependendo do tipo de serviço, o custo inicial poderá ser bem baixo, especialmente, é claro, se ele for feito por você. Quer um exemplo? Uma agência de marketing focada em redes sociais ou uma empresa de comunicação que oferece serviços na área de jornalismo.

"Estamos muito satisfeitos com os diversos serviços que atendem as 19 pessoas de nossa equipe. O grande diferencial que vemos no Office Inn é o atendimento, são pessoas muito profissionais e extremamente atenciosas. Respostas rápidas e sem burocracia fazem com que nós nos preocupemos apenas com o negócio da empresa."

Ronei Pasquetto Gomes
INFORMAÇÃO RÁPIDA

Saiba tudo sobre

Espaços e serviços adaptados as suas necessidades

NÃO FIQUE PARADO, MONTE SEU COMBO
MONTAR MEU COMBO