Sempre comentamos aqui no Blog sobre a importância do gerenciamento do tempo para uma melhor produtividade. No post de hoje resumimos, em 5 breves passos, as principais atitudes para quem deseja usar o tempo disponível, da melhor maneira, a favor do trabalho. Lembre-se: você e qualquer outro empreendedor ou profissional de muito sucesso (lembre-se daqueles que te inspiram) têm algo em comum: as mesmas 24 horas por dia.
A gestão de tempo nada mais é do que saber usá-lo de maneira mais eficiente e consciente, direcionando as horas para as tarefas que realmente importam. Essa gestão tem sempre a ideia central de permitir fazer o melhor trabalho no menor tempo possível. De quebra, ainda é possível diminuir a carga de estresse e ansiedade.
Confira:
Planeje-se
Nada funciona sem um bom planejamento. Para ser bem-sucedido na empreitada de gerenciar melhor o tempo, planeje o dia seguinte com antecedência, fazendo uma lista de tarefas por ordem decrescente de urgência. Ou seja, o trabalho de alta prioridade deve estar no topo. Se for possível, delegue as atividades que não cabe a você realizar. Essa é uma conduta que ajuda a poupar não apenas o tempo, como também energia.
Saiba separar o que é e o que não é importante
É muito fácil se iludir achando que estamos realizando grandes coisas porque estamos com o tempo ocupado. Na verdade, fazer várias coisas não é sinônimo de produtividade, uma vez que tudo isso pode representar tarefas sem importância ou não tão urgentes. A chave está em perguntar a si mesmo: “qual atividade é a mais importante e quanto tempo eu devo dedicar a ela?”.
Trace metas, objetivos e prazos
Impossível ser produtivo sem considerar esses três pontos fundamentais. Porém, determine metas realistas. Igualmente, defina prazos para concluir cada objetivo e mantenha o foco.
Conheça suas fraquezas
Saber o que te faz perder tempo e assumir os “maus” comportamentos e hábitos é muito importante. Use isso como seu aliado na missão de ser mais produtivo, não se permitindo cair nas ciladas que fazem desvirtuar o foco e perder tempo.
Use seu tempo para a atividade certa
Parece óbvio, mas nem sempre é fácil de colocar em prática. Muitas tarefas realizadas na hora errada não são de muita utilidade. Ter foco e fazer uma coisa de cada vez é mais interessante do que fazer várias tarefas ao mesmo tempo e ter a falsa sensação de alta produtividade. Lembre-se: a real produtividade não tem relação com o número de horas trabalhadas, mas, com os resultados alcançados nessas horas.