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29 de setembro de 2017
por Office Inn em Atendimento telefônico

6 erros comuns no atendimento telefônico

Ainda que o e-mail e os aplicativos de mensagens instantâneas inundem as relações profissionais, o telefone continua sendo uma ferramenta imprescindível para os negócios. Isso porque ele oferece uma comunicação ágil e rápida talvez como nenhuma outra. Porém, há erros clássicos no atendimento telefônico profissional que muitos cometem sem perceber, e que incomodam sobremaneira os clientes. Listamos aqui os principais deles:

Deixar esperando na linha

Ninguém gosta de ficar no “escuro” ou ouvindo música ao telefone, especialmente quando precisa resolver um problema imediato. O cliente pode se sentir esquecido, ou que sua solicitação não tem, para a empresa, a mesma importância.

Transferências excessivas

Dificuldade em encontrar o destinatário da chamada ou alguma outra pessoa que efetivamente possa atender quem ligou representa um dos erros mais clássicos da telefonia profissional. É uma prática comum em empresas nas quais é alto o tráfego de ligações, mas praticamente imperdoável em pequenas empresas. Lembre-se: nunca faça seu cliente pagar com a paciência.

Ligação atribulada

Atender ligações em locais muito barulhentos pode ser uma experiência bastante desagradável para o cliente. Para quem recebe a ligação, também não é simples administrar a confusão ao redor e, ao mesmo tempo, estar inteiramente disponível para ouvir e auxiliar quem ligou. O ideal é sempre se certificar de que o ambiente está favorável antes de iniciar a conversa.

Má vontade

Essa talvez seja a conduta campeã no ranking de erros quando o assunto é telefonia. Um atendimento telefônico desgastante pode comprometer qualquer relação profissional. Por isso, tente manter os ânimos sempre equilibrados e a postura ativa.

Expressões ríspidas e pouco profissionais

Quem é responsável pelo atendimento telefônico de sua empresa? Já parou para pensar se esse profissional está sendo cortês o bastante para não afugentar o cliente? Muitos “nãos” (“não posso fazer nada”; “esse problema não é comigo”; “você não está sendo claro”), informalidade demasiada ou afronta não devem nunca acontecer.

Não atender

Disponibilizar um número de telefone, mas não ter ninguém que possa atendê-lo é um erro frequente. O ideal é que o telefone seja atendido, no máximo, até o terceiro toque. A demora no atendimento passa uma sensação de completo desinteresse.

Afinal, como resolver?

Se você identificou algum desses erros na rotina de telefonia de sua empresa ou negócio, uma das soluções é o serviço de atendimento telefônico ofertado pelo Office Inn. Esse serviço, como parte de nosso portfólio, é um dos mais completos, robustos e marcantes que oferecemos, feito por um staff altamente treinado e através de uma central telefônica inteligente. Ligações atendidas e repassadas com todo o profissionalismo para qualquer cliente, hospedado ou não no Office Inn. Saiba tudo sobre esse serviço aqui.

"Estamos muito satisfeitos com os diversos serviços que atendem as 19 pessoas de nossa equipe. O grande diferencial que vemos no Office Inn é o atendimento, são pessoas muito profissionais e extremamente atenciosas. Respostas rápidas e sem burocracia fazem com que nós nos preocupemos apenas com o negócio da empresa."

Ronei Pasquetto Gomes
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