29 de setembro de 2017
por Office Inn em Atendimento telefônico

6 erros comuns no atendimento telefônico

Ainda que o e-mail e os aplicativos de mensagens instantâneas inundem as relações profissionais, o telefone continua sendo uma ferramenta imprescindível para os negócios. Isso porque ele oferece uma comunicação ágil e rápida talvez como nenhuma outra. Porém, há erros clássicos no atendimento telefônico profissional que muitos cometem sem perceber, e que incomodam sobremaneira os clientes. Listamos aqui os principais deles:

Deixar esperando na linha

Ninguém gosta de ficar no “escuro” ou ouvindo música ao telefone, especialmente quando precisa resolver um problema imediato. O cliente pode se sentir esquecido, ou que sua solicitação não tem, para a empresa, a mesma importância.

Transferências excessivas

Dificuldade em encontrar o destinatário da chamada ou alguma outra pessoa que efetivamente possa atender quem ligou representa um dos erros mais clássicos da telefonia profissional. É uma prática comum em empresas nas quais é alto o tráfego de ligações, mas praticamente imperdoável em pequenas empresas. Lembre-se: nunca faça seu cliente pagar com a paciência.

Ligação atribulada

Atender ligações em locais muito barulhentos pode ser uma experiência bastante desagradável para o cliente. Para quem recebe a ligação, também não é simples administrar a confusão ao redor e, ao mesmo tempo, estar inteiramente disponível para ouvir e auxiliar quem ligou. O ideal é sempre se certificar de que o ambiente está favorável antes de iniciar a conversa.

Má vontade

Essa talvez seja a conduta campeã no ranking de erros quando o assunto é telefonia. Um atendimento telefônico desgastante pode comprometer qualquer relação profissional. Por isso, tente manter os ânimos sempre equilibrados e a postura ativa.

Expressões ríspidas e pouco profissionais

Quem é responsável pelo atendimento telefônico de sua empresa? Já parou para pensar se esse profissional está sendo cortês o bastante para não afugentar o cliente? Muitos “nãos” (“não posso fazer nada”; “esse problema não é comigo”; “você não está sendo claro”), informalidade demasiada ou afronta não devem nunca acontecer.

Não atender

Disponibilizar um número de telefone, mas não ter ninguém que possa atendê-lo é um erro frequente. O ideal é que o telefone seja atendido, no máximo, até o terceiro toque. A demora no atendimento passa uma sensação de completo desinteresse.

Afinal, como resolver?

Se você identificou algum desses erros na rotina de telefonia de sua empresa ou negócio, uma das soluções é o serviço de atendimento telefônico ofertado pelo Office Inn. Esse serviço, como parte de nosso portfólio, é um dos mais completos, robustos e marcantes que oferecemos, feito por um staff altamente treinado e através de uma central telefônica inteligente. Ligações atendidas e repassadas com todo o profissionalismo para qualquer cliente, hospedado ou não no Office Inn. Saiba tudo sobre esse serviço aqui.

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