Blog

AS ÚLTIMAS NOVIDADES E O MUNDO DOS NEGÓCIOS

1 de dezembro de 2017
por Office Inn em Negócios

Algumas lições que todo empreendedor precisa saber

Uma pesquisa realizada e divulgada no ano passado pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o maior estudo mundial sobre empreendedorismo, revelou os maiores sonhos dos brasileiros. Ser dono do próprio negócio surgiu em terceiro lugar, atrás até mesmo da casa própria e da oportunidade de turistar pelo país. Fazer carreira em uma empresa aparece quatro posições depois, o que comprova que a maioria ainda quer ser dona da própria vida profissional e, por consequência, do próprio bolso.

O estudo foi elaborado em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e relevou, também, que alguns anos antes, em 2012, pouco mais de 30% dos brasileiros adultos eram empreendedores iniciais ou já estabelecidos – ou seja, uma fatia importante envolvida com a arte de empreender.

Sabemos que começar um novo negócio requer persistência, conhecimento, dedicação e muito trabalho. Nem sempre é fácil enfrentar todos os desafios naturalmente impostos pela decisão, e que ganham ainda mais força frente à burocracia existente no país. Nesse momento, é muito válido aprender e se inspirar com lições de outros empreendedores, até mesmo para não cometer os mesmos erros. Selecionamos algumas das lições mais importantes. Confira:

Busque o apoio de quem entende

Não é difícil encontrar, especialmente na internet, histórias de quem deu certo no empreendedorismo. Pode ter certeza de que se trata de pessoas que aprenderam muito e, por isso, também têm muito a ensinar. O Sebrae, que oferece consultoria gratuita, é também uma excelente fonte. Consultá-los é praticamente obrigatório entre novos empreendedores. Bancos e investidores também estão de olho em ideias criativas, então, se for necessário, saiba que eles podem ser um bom apoio.

Conheça seus pontos fracos

Seja como gestor ou em relação ao conhecimento técnico, não tente esconder de si mesmo suas limitações. Uma solução real é se juntar a pessoas que possam preencher lacunas com suas qualidades complementares. Abraçar tudo ao mesmo tempo pode se revelar uma verdadeira cilada. Então, conheça suas competências e, tão importante quanto, suas deficiências.

Estude a concorrência

Pesquisar o mercado é fundamental. Esteja por dentro do que a concorrência está planejando e também do que os clientes estão consumindo. Estudar tendências e a resposta do público a elas é importante para ajustar a rota, se necessário. Lembre-se: plagiar nunca, mas, se inspirar, sempre.

Não se isole

Fazer e manter bons contatos é uma das decisões mais acertadas que um empreendedor pode ter. Não existe hora para aumentar o networking e isso, naturalmente, vai colocá-lo nos círculos e grupos de pessoas com objetivos similares dentro do empreendedorismo. Frequentá-los é uma conduta importante, especialmente para pessoas com pouca prática. Profissionalize sua rede e sempre haverá uma oportunidade para ajudar e ser ajudado. Sem contar nas muitas parcerias que podem eventualmente surgir. Nesse cenário, alugar uma mesa de trabalho ou um escritório compartilhado em um espaço de coworking é algo muito inteligente a ser feito. Que conhecer os efeitos do local de trabalho em sua rede de contatos? Clique aqui.

Não tenha medo de mudar

Sua ideia inovadora não está dando os resultados esperados? Considere mudar. Isso não significa fracasso, mas inteligência suficiente para realizar ajustes no meio do caminho que possam garantir os resultados esperados. Direcionar o foco é algo comum e sempre oportuno.

"Estamos muito satisfeitos com os diversos serviços que atendem as 19 pessoas de nossa equipe. O grande diferencial que vemos no Office Inn é o atendimento, são pessoas muito profissionais e extremamente atenciosas. Respostas rápidas e sem burocracia fazem com que nós nos preocupemos apenas com o negócio da empresa."

Ronei Pasquetto Gomes
INFORMAÇÃO RÁPIDA

Saiba tudo sobre

Espaços e serviços adaptados as suas necessidades

NÃO FIQUE PARADO, MONTE SEU COMBO
MONTAR MEU COMBO