Blog

AS ÚLTIMAS NOVIDADES E O MUNDO DOS NEGÓCIOS

18 de agosto de 2017
por Office Inn em Geral

Ansiedade no trabalho exige controle. Conheça dicas valiosas

Taquicardia, sudorese e medo muitas vezes de razão desconhecida. Esses são alguns sintomas que sugerem um quadro de ansiedade no trabalho, condição frequente nos escritórios e um quadro alarmante no Brasil. Uma pesquisa de 2013 realizada pela empresa de recrutamento Robert Half em 13 países revelou que os brasileiros são os mais ansiosos e estressados em suas atividades. Segundo o levantamento, 42% dos profissionais do país se sentem assim e os motivos vão do excesso de trabalho à falta de reconhecimento.

O modelo tradicional de trabalho (tido muitas vezes como antiquado por especialistas), em que são cumpridas as horas dentro do intervalo das 8h às 18h em ambientes muito clássicos e que não oferecem nenhum espaço para a contemplação (termo que representa pausa, análise e contato com as coisas mais simples da vida), é um grande motor para a geração da ansiedade. Enquanto não houver a plena adaptação das empresas aos novos tempos e ao formato de escritório “do futuro”, mais leve e flexível, o Blog do Office Inn deixa algumas dicas que ajudam a enfrentar o mal da ansiedade no dia a dia dos negócios. Confira:

Saiba de onde vem

Você já parou e se perguntou qual a fonte do seu estresse? Ela pode ser facilmente identificada, o que faz com que a solução esteja, muitas vezes, em suas próprias mãos. Se a origem for excesso de trabalho, acúmulo de funções e atividades ou outras determinações extrínsecas, uma conversa franca com superiores (sempre bem embasada) deve acontecer. E lembre-se: organizar-se é a chave para reduzir os impactos da carga de trabalho diária.

Determine o que vem primeiro

Estabelecer prioridades é uma regra velha conhecida do trabalho. Fácil de falar, mas difícil de colocar em prática, o caminho é começar evitando os apelos que vêm de fora. Aquela olhadinha sem compromisso nas redes sociais é muito nociva. Uma dica é reservar alguns minutos do dia anterior para planejar o seguinte. Anote tudo o que deve ser impreterivelmente feito e use a hora final do dia para colocar em ordem aquelas pequenas tarefas que quase sempre podem esperar.

O problema está no outro

Se for esse o seu caso, tenha em mente: tentar mudar o próximo é o pior dos caminhos, simplesmente porque isso não acontece. Por isso, foque somente naquilo que você pode controlar.

Aceite ajuda

Existe um certo receio em aceitar a ajuda de colegas, mas poder contar com o outro é fundamental. O espírito colaborativo é o que rege uma boa convivência e, mais do que isso, buscar ajuda é sinal de força e um atalho para restabelecer o equilíbrio.

Tome decisões

O estresse de ordem crônica (aquele que acompanha a pessoa diariamente, não importa o que) blinda a capacidade de tomar decisões, uma vez que há sempre algo mais importante a ser feito. A vida precisa fluir e isso só acontece quando há controle e foco. Às vezes uma simples decisão é capaz de tirar um peso enorme das costas. Fale, aja e tome as rédeas, sempre com prudência, cordialidade e planejamento.

Mantenha o bom humor

Essa é difícil para muitos! Viver carrancudo tem efeitos imediatos para a saúde. Saber rir – inclusive de si mesmo – é um antídoto para o estresse. A risada ajuda a aliviar a tensão e libera hormônios que melhoram a sensação de bem-estar e também fortalecem o sistema imunológico. Pense e aja positivamente e reflita: será que as coisas têm a importância que você está dando a elas?

Respire

Todos, sem exceção, precisam de pequenas pausas ao longo do dia. Isso é comprovado em estudos e muitas empresas reconhecem essa necessidade. Beba água, estique o corpo, respire fundo, busque o ar livre e um espaço de silêncio. Essa talvez seja a dica mais preciosa, pois ela abre o caminho para todas as análises e condutas que sugerimos ao longo do post. E foi pensando justamente nisso que nasceu a infraestrutura das duas unidades do Office Inn em Curitiba, que promovem contatos com a natureza (e também com si mesmo) através de jardins, pergolados e muita natureza viva. Simplesmente essencial.

E então, está pronto para colocar em prática algumas mudanças de vida? Em tempo: em casos mais severos, procurar ajuda médica e especializada é fundamental.

"Estamos muito satisfeitos com os diversos serviços que atendem as 19 pessoas de nossa equipe. O grande diferencial que vemos no Office Inn é o atendimento, são pessoas muito profissionais e extremamente atenciosas. Respostas rápidas e sem burocracia fazem com que nós nos preocupemos apenas com o negócio da empresa."

Ronei Pasquetto Gomes
INFORMAÇÃO RÁPIDA

Saiba tudo sobre

Espaços e serviços adaptados as suas necessidades

NÃO FIQUE PARADO, MONTE SEU COMBO
MONTAR MEU COMBO