Todo novo ano que se inicia traz consigo o desejo de muitas pessoas em renovar suas vidas profissionais. O empreendedorismo é uma das apostas mais marcantes, uma vez que trabalhar para si mesmo é a chance de alcançar a tão sonhada flexibilidade, aliada a ganhos maiores. Com isso, também aumenta a pesquisa por tendências de empreendimentos.
Para esse ano, apesar do cenário político incerto, a economia mais estável e um humor de mercado mais positivo se refletem em melhores expectativas em comparação aos anos anteriores. E um ano de esperanças renovadas pede um olhar mais atento à inovação. Mesmo que colocar em prática essa ideia não seja um caminho tão simples, pensar constantemente em como inovar (não apenas para se diferenciar, mas para atender as demandas e problemas que existem em cada área) é uma conduta obrigatória.
Afinal, você sabe o que está em alta para 2018? Confira e inspire-se.
Aluguel de energia solar para grandes redes
Super específico? Sim. Mas a sustentabilidade é algo que nunca sai da pauta. E o negócio de arrendamento de energia solar tem se mostrado uma ótima alternativa, uma vez que grandes redes começaram a demonstrar interesse nesse tipo de “locação”, graças à diferença de imposto cobrado e de custos totais de eletricidade. É importante lembrar que o mercado B2B (Business-to-business) é uma grande aposta para esse ano, o que exige, do empreendedor, saber olhar para empresas maiores e ajudá-las a obter eficiência.
Economia colaborativa
Não é de hoje que esse tipo de negócio encontra muito espaço no mercado. Há gigantes muito bem lembradas, como Airbnb e Uber, por exemplo, mas o que não falta é oportunidade para que negócios pequenos, de nicho, coloquem em prática esse conceito. São negócios que sempre levam em conta questões como sustentabilidade, reaproveitamento e impacto ambiental e social.
Setor imobiliário mais eficiente
O setor de imóveis sofreu muito com a crise dos últimos anos. Agora, com perspectivas mais positivas, a tendência aponta para ideias de negócios que apostam na melhor relação entre clientes e empresas de imóveis, através da tecnologia e startups.
Aposte em serviços, não em produtos
Acredita-se que esse seja o setor com maior crescimento em 2018. Ideal para quem foi funcionário durante muitos anos e agora procurar abrir um negócio próprio com a expertise adquirida. Bons exemplos estão nas áreas de design gráfico, design do produto e software.
Revolução em setores fortes
Setores mais tradicionais, que há anos apresentam bons resultados, também precisam de inovação através de novas tecnologias. Em agronegócio, por exemplo, a digitalização e o emprego de inovações na gestão e no processo do campo já ganharam força. O varejo também é um terreno fértil para a inovação. Nessa área, há empresa apostando em tecnologias de reconhecimento de produtos na gôndola, ao mesmo tempo em que monitora a interação do consumidor com cada item.
Inteligência artificial
Startups que trabalham com esse tipo de tecnologia surgiram há alguns anos, mas o que se vê atualmente são produtos com operações mais robustas. Nesse nicho, é possível apostar na customização de produtos com base no perfil do cliente, em B2C (Business-to-consumer), ou no manejo de um grande volume de dados de clientes de uma empresa, em B2B (Business-to-business) – entre muitas outras alternativas.