Blog

AS ÚLTIMAS NOVIDADES E O MUNDO DOS NEGÓCIOS

20 de outubro de 2017
por Office Inn em Negócios

Coworking: conquistando novos parceiros

Essa palavra ganhou uma força sem precedentes nos últimos anos: networking. Todo empreendedor sabe do que se trata e, igualmente, todo empreendedor tem o desejo de melhorar e ampliar sua rede de contatos. Talvez o que melhor explique o sucesso da dinâmica do networking seja seu caráter de ajuda mútua: nessa relação, é praticamente impossível agir de maneira “egoísta”. O sentido de reciprocidade é explícito e, quem entra, entra para ajudar e ser ajudado. Ou seja, terreno perfeito para crescer e aprender. Nesse processo, as redes sociais têm se mostrado ferramentas de relevância indiscutível. Afinal, elas conectam pessoas que nunca se viram, com interesses comuns e habilidades a somar.

Entretanto, mais eficaz do que a internet, é a conversa pessoal. A convivência e o dia a dia tornam mais fácil conhecer o trabalho e as atividades do potencial parceiro – o que ajuda a descobrir se seria esse o ideal. Mas, como fazer isso, na prática? A resposta é simples: trabalhando em um coworking. Entre todas as vantagens dessa modalidade de trabalho, a troca parece ser a maior delas. Estando próximo todos os dias de uma outra empresa (e por consequência dos clientes dela), novas parcerias podem surgir quase que informalmente, sem qualquer insistência. Em resumo, estar em um coworking é uma ótima maneira de fazer crescer a networking sem precisar sair do local de trabalho.

Vale para todo mundo

Você é autônomo e, por ser um negócio de “uma pessoa só” acha que esse tipo de troca não é para você? Grande engano! Entre muitos exemplos, pense em um redator que deseja passar a ofertar serviços completos de publicações institucionais e corporativas. Nesse caso, a parceria com um profissional de design é imprescindível. Se a publicação do cliente for de distribuição online, será necessária a contribuição de um desenvolvedor web.

Seja vitrine de si mesmo

Compartilhar conhecimento é uma ótima maneira de mostrar o que se sabe. Isso não significa entregar os segredos do negócio, mas demonstrar que pode ser um bom e prestativo parceiro. Se você está em uma sala junto com outras empresas e empreendedores, significa que está aberto a isso. Então, evite “fechar-se” e recorrer a artifícios como fones de ouvido. Não precisa interagir todo o tempo, mas é importante estar alerta a dúvidas e necessidades que eventualmente surjam entre os colegas. Se puder ajudar o outro, já deu o pontapé necessário para angariar um novo membro ao networking. E essa é também uma maneira de ser indicado para outras pessoas.

Socialize!

A agenda é cheia e o dia a dia é corrido. Assim é para todos. Por isso, saber usar o tempo livre com qualidade é um dos segredos da construção de um bom networking. Os minutos de café podem se tornar um tempo de novas descobertas e conversas.

A ideia não é forçar uma apresentação pessoal e de habilidades, mas introduzir assuntos naturalmente. Não demorará muito e será possível sentir as necessidades do outro e vice-versa. Portanto, mostrar-se sempre interessado é um bom caminho, afinal, nunca se sabe quando o seu trabalho será necessário. Os próprios espaços de coworking favorecem esse tipo de contato, uma vez que a arquitetura quase sempre prevê áreas e ambientes especiais para a convivência. Tão importante quanto, é participar de eventos que reúnem coworkers e também outros profissionais de fora desse meio.

E então, você está agindo da melhor maneira em seu ambiente compartilhado de trabalho?

"Estamos muito satisfeitos com os diversos serviços que atendem as 19 pessoas de nossa equipe. O grande diferencial que vemos no Office Inn é o atendimento, são pessoas muito profissionais e extremamente atenciosas. Respostas rápidas e sem burocracia fazem com que nós nos preocupemos apenas com o negócio da empresa."

Ronei Pasquetto Gomes
INFORMAÇÃO RÁPIDA

Saiba tudo sobre

Espaços e serviços adaptados as suas necessidades

NÃO FIQUE PARADO, MONTE SEU COMBO
MONTAR MEU COMBO