Blog

AS ÚLTIMAS NOVIDADES E O MUNDO DOS NEGÓCIOS

4 de agosto de 2017
por Office Inn em Geral

Coworking e privacidade devem ser conceitos sinônimos

Depois da publicação da matéria da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN) sobre o mapa do coworking no Brasil (julho/2017), o Blog do Office Inn se propôs a analisar alguns números interessantes apresentados pela reportagem. Em nosso último post, tentamos entender por que 66% dos usuários de coworkings e escritórios compartilhados acreditam que os ambientes não são formais o suficiente para receber clientes. Nessa semana, vamos falar sobre a questão da privacidade – especialmente a falta dela – nesses espaços.

A matéria da PEGN trouxe dois dados bastante relevantes: 64% dos usuários reclamam da pouca privacidade nos ambientes compartilhados e 51% temem que documentos sensíveis e confidenciais possam ser lidos por outras empresas que trabalham no mesmo ambiente. Esses são números bastante contundentes. Eles significam que mais da metade dos milhares de brasileiros que usam serviços de coworking país afora sentem insegurança em relação a um fator muito básico: a confidencialidade.

Mais uma vez, relembramos a origem dos coworkings e lembramos que eles nasceram justamente para quebrar a sisudez dos escritórios tradicionais, favorecendo o networking entre pessoas jamais vistas entre si. Também tinham um público-alvo bem definido, formado especialmente por segmentos mais flexíveis e que tinham a necessidade urgente de ter um espaço de trabalho substancialmente mais barato e com ótima abertura para deixar fluir a criatividade.

Contudo, se há algo que os coworkings jamais se propuseram a fazer é comprometer a segurança das informações e a confidencialidade de seus clientes. Claro que os números não são injustificáveis. Quase sempre, a experiência pessoal é o que conta e muitos clientes podem ter sido ou se sentido violados dessa maneira. O que não se deve esquecer – jamais – é que a atmosfera menos dramática dos escritórios compartilhados não é motivo para que a administração não seja perfeitamente criteriosa.

Em outras palavras, é preciso entender que linha de frente e bastidores são papéis distintos, mas complementares. Na linha de frente, os coworkings seguem mais leves e descolados. Nos bastidores, porém, o gerenciamento precisa ser o mais firme, correto e polido possível. É isso que passará ao cliente a sensação (e a certeza) de que, dentro daquele espaço, a segurança de seu negócio é irrestrita.

Soluções

Nem sempre é possível fazer com que essa sensação venha à tona através de palavras ou políticas, uma vez que são quase incapazes de medir. Em um mundo em que se vive repleto de desconfianças, não é difícil entender essa questão. A solução para as queixas de privacidade, então, reside em algo simples, mas que faz toda a diferença para o cliente: a oferta de serviços.

O problema da privacidade, por exemplo, pode ser corrigido com a disponibilidade de salas individuais e privativas dentro do próprio coworking. Se essa demanda for esporádica, como no caso de reuniões ou encontros de negócios, uma sala própria para isso pode ser o que faltava na mudança da percepção de quem usufrui do espaço. Isso tudo, tal como é feito no Office Inn: salas prontas para receber, entre quatro paredes e com toda a segurança, o cliente do cliente ou até mesmo a própria equipe de trabalho. Porque ética, respeito ao cliente e responsabilidade fazem parte do nosso DNA.

A queixa quanto à confidencialidade das informações pode ser resolvida através do registro, manejo e gerenciamento responsável de documentos, feitos por um profissional habilitado e capaz de absorver as demandas personalizadas de cada cliente. O Office Inn oferece esse serviço e, inclusive, já explicamos aqui no blog como ele funciona.

Em um coworking, a segurança é um quesito fundamental. Ela deve ser garantida e transmitida ao cliente através de ações e bons exemplos de gestão. Uma vez que hospeda um cliente, uma empresa de coworking se torna corresponsável por tudo aquilo que acontece com ele dentro do ambiente de trabalho. E isso passa, sobretudo, pela segurança.

Quer conhecer de perto todas as nossas ações e serviços que garantem a privacidade de quem trabalha no Office Inn? Faça uma visita! 😉

"Estamos muito satisfeitos com os diversos serviços que atendem as 19 pessoas de nossa equipe. O grande diferencial que vemos no Office Inn é o atendimento, são pessoas muito profissionais e extremamente atenciosas. Respostas rápidas e sem burocracia fazem com que nós nos preocupemos apenas com o negócio da empresa."

Ronei Pasquetto Gomes
INFORMAÇÃO RÁPIDA

Saiba tudo sobre

Espaços e serviços adaptados as suas necessidades

NÃO FIQUE PARADO, MONTE SEU COMBO
MONTAR MEU COMBO