Blog

AS ÚLTIMAS NOVIDADES E O MUNDO DOS NEGÓCIOS

3 de julho de 2020
por Office Inn em Geral

Cuidado com a forma com que você se comunica

Compartilhamos hoje no Blog um texto bastante oportuno, de autoria do headhunter Bernt Entschev, da De Bernt, sobre os cuidados que devem ser tomados na hora de se comunicar em meios online e offline. Confira:

Nos últimos tempos a minha agenda como consultor em gestão de talentos mudou bastante em virtude do momento de pandemia. Antes a vida nas empresas e as pontes aéreas consumiam grande parte do tempo. Hoje, contudo, o trabalho continua ocupando grande parte do horário comercial, porém com forte utilização de recursos online.

Enquanto executo as atividades, ouço notícias nas rádios, interajo nos meios eletrônicos, leio jornais e acompanho a rede social, tudo isso faz parte da rotina. Isso tem me permitido fazer algumas análises mais profundas de como anda a comunicação de muitos profissionais em meio ao momento da pandemia.

Tenho visto muita coisa inteligente, pessoas que se reinventaram, que estão tirando de letra o momento. Essas, inclusive são fontes as quais me inspiram. Contudo, tenho visto que muitos outros profissionais, que ao ler ou ver suas exposições, me deixam com a síndrome de cisne, vontade de cavar um buraco no chão, colocar a cabeça para evitar o sentimento de vergonha alheia.

E é gente de todas as áreas: donos de empresas, prestadores de serviços, colaboradores de multinacionais, representantes públicos, profissionais liberais, todos, se excedendo e/ou esbarrando feio na comunicação, ferindo assim a imagem ou a imagem da empresa a qual representa. Vejo de tudo. De postagens que dão a conotação de extremismo, a textos que faltam sílabas, descuidados, acompanhados de terríveis adjetivos.

Pior, postagens que ainda criam discussões que não levam a nada, que geram perda de oportunidade, inimizade, ruídos, avaliação negativa de quem levanta a lebre. Penso que é hora de respirar e parar para pensar naquilo que desejamos comunicar para evitar que a comunicação tenha ruídos. Para isso, aconselho que você se acostume a ouvir o que gravou ou a ler com calma aquilo que escreveu, por exemplo.

De preferência, após produzir essa comunicação, de um espaço de tempo, e depois de alguns minutos volte a trabalhar naquilo que redigiu. Você vai ver que muitas coisas precisam ser mudadas. Lembro ainda que as pessoas têm percepções diferentes no meio o qual a comunicação está sendo divulgada. Por exemplo: ouvintes e leitores recebem a mesma informação de formas distintas. Se vai fazer uma apresentação por vídeo, seja didático. Se vai usar termo técnico, traduza-o.

Erros gramaticais em apresentações, e-mails etc, nem pensar. O caminho para evitar esses deslizes é a prática de leitura. Escolha uma boa obra, inspiradora, que vai lhe agregar algo. Leia, e o mundo vai se abrir cada vez mais a você e a sua comunicação. Tire de letra!

Fonte: De Bernt.

INFORMAÇÃO RÁPIDA

Saiba tudo sobre


    Espaços e serviços adaptados as suas necessidades

    NÃO FIQUE PARADO, MONTE SEU COMBO
    MONTAR MEU COMBO