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AS ÚLTIMAS NOVIDADES E O MUNDO DOS NEGÓCIOS

3 de abril de 2017
por Office Inn em Negócios

Da Essência à Ação. Como identificar e potencializar a essência de um cliente?

Ou da compreensão da essência à habilidade de criar ação nas organizações

Para muitos profissionais, a atual situação do mercado interno está sendo o seu “batismo de fogo”, testando a sua capacidade individual de criar soluções para situações extremas. No entanto, a instabilidade nos negócios é um gerador de oportunidades, pois invalida soluções anteriores, obsoletas práticas tradicionais e demanda uma capacidade de liderança muito elevada.

“Ao compreender a natureza cíclica da economia, profissionais preparados podem transformar as ameaças em oportunidades e expandir seus negócios. ”

Em um mundo onde o entusiasmo por temas como tecnologia, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Indústria 4.0, trabalho colaborativo, valorização da experiência e compartilhamento do uso de recursos, provoca inúmeras mudanças comportamentais em todos ambientes da sociedade, a capacidade de distinguir a essência do negócio de uma empresa ou atividade profissional, é uma capacidade estratégica fundamental.

Compreender através de exemplos práticos como estes fatores afetam a sociedade e as organizações, promove uma ação mais efetiva de consultores e facilitadores no mercado. Além disso, a capacidade estratégica ou a inteligência corporativa pode ser desenvolvida mais facilmente, ao aprimorar continuamente a sua “Capacidade de Abstração”.

Não há liderança sem visão estratégica

Embora bastante discutida no meio corporativo, a prática da visão estratégia nas empresas reflete o baixo grau de elaboração e de disciplina de execução dos métodos propostos, resultando muitas vezes em frustrações. A falta de atenção e cuidado, provoca muitas repetições ao longo dos anos, sem gerar inovações e melhorias essenciais para a sustentabilidade dos negócios da empresa. No fim das contas, mesmo que a implementação dessas estratégias passe por um exaustivo desdobramento dos objetivos, nem sempre a visão estratégica e o conceito do negócio estão presentes.

Como consultores, vivenciamos frequentemente a dificuldade de atuar pontualmente através de projetos que eram comuns no passado. A disponibilidade das informações e dos conhecimentos na Internet democratizou o acesso às informações, gerando muito mais dados e conhecimentos do que podemos acompanhar. Assim, consultores já não detém mais um conhecimento inédito ou um segredo que os tornem altamente valorizados como no passado, dessa forma os profissionais do presente são desafiados de novas maneiras e a sua contribuição para as organizações precisa ser desenvolvida continuamente para que possam manter o seu valor.

Esse post foi elaborado em parceria com Yoshio Kawakami, ex-Presidente da Volvo Construction Equipment Latin America.

No comando da organização, Kawakami desenvolveu o processo de reestruturação, crescimento e desenvolvimento da rede de distribuidores Volvo, assim como a expansão dos pontos de Marketing Hubs, buscando o crescimento contínuo através da excelência em produtos e serviços.

Yoshio Kawakami é presença confirmada no 4º Meeting de Consultores, com o workshop “Da Essência à Ação – as tendências que moldam o futuro”, expandindo a temática apresentada nesse post e trazendo temas como: o processo de compreensão da formação da inteligência humana e profissional, como converter o conhecimento corporativo global em serviços de consultoria, práticas falhas no cotidiano do consultor e soluções desejáveis.

O Meeting acontece no dia 12 de maio, no San Carlo Business Center, em Caxias do Sul.

O encontro reúne profissionais da consultoria de todo o país e é focado na antecipação de tendências, análise de mercado sob a ótica do cliente e experimentação.

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"Estamos muito satisfeitos com os diversos serviços que atendem as 19 pessoas de nossa equipe. O grande diferencial que vemos no Office Inn é o atendimento, são pessoas muito profissionais e extremamente atenciosas. Respostas rápidas e sem burocracia fazem com que nós nos preocupemos apenas com o negócio da empresa."

Ronei Pasquetto Gomes
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