Blog

AS ÚLTIMAS NOVIDADES E O MUNDO DOS NEGÓCIOS

13 de julho de 2018
por Office Inn em Escritórios compartilhados

Devo levar meu negócio para um coworking?

Uma de nossas “missões” aqui no Blog é desfazer alguns mitos que cercam os coworkings e as empresas de escritórios compartilhados. Um deles – e talvez o mais difundido – é aquele que chamamos de “pufes coloridos”. Ilustramos: se a primeira imagem que vem à sua mente quando se menciona um espaço de coworking são aqueles ambientes recheados de pufes coloridos para relaxar, saiba que essa perspectiva é, no mínimo, ultrapassada.

Coworkings com esse perfil atraem um público específico, composto geralmente por pessoas mais jovens. Eles funcionam, são atraentes e, por isso, têm vida longa dentro desse panorama. Porém, ambientes de trabalho compartilhados vão muito além disso. Hoje, há espaços de trabalho para todos os gostos, que hospedam das empresas mais moderninhas aos negócios mais tradicionais.

Se você ou sua empresa não se identifica com essa primeira imagem, é comum que permaneça a dúvida: “vale a pena levar meu negócio para um coworking?”. E nós respondemos: sim, sempre. A verdade é que hoje, dependendo de sua atividade, não faz mais sentido ficar sozinho em uma sala comercial. O coworking é reconhecido, especialmente, por duas principais vantagens: comodidade e comunidade. Isso significa que, ao dividir um espaço com outras pessoas e empresas, é possível focar exclusivamente no trabalho, sem se preocupar com o material de papelaria que está no fim ou com a internet que deixou de funcionar, por exemplo.

Outras vantagens bem marcantes dizem respeito à facilidade em prospectar clientes e parceiros, e à inevitável redução de custos – o que é muito interessante tanto para quem está começando, quanto para quem já conhece os próprios custos e reconhece que eles são altos. Além do investimento inicial em um espaço próprio, há que se contabilizar aluguel, condomínio, IPTU e gastos com manutenção e limpeza.

Os coworkings são, então, para todos. Porém, se você acredita que a movimentação ao redor poderá atrapalhar sua produtividade, há a opção de manter um espaço só seu, com o uso de salas privativas mesmo dentro de espaços compartilhados. Então, se o espírito de seu negócio é um pouquinho mais individualista, os coworkings (que assim como o Office Inn oferecem salas privativas) continuam sendo para você.

Muitos profissionais também consideram trabalhar no modelo home office, que ganhou força sem precedentes nos últimos anos. Sem dúvida, trabalhar em casa é mais barato, mas não é todo mundo que se adapta. Além de determinar muita disciplina, o home office mantém as pessoas isoladas e exige um esforço extra para entrar em contato com potenciais parceiros e clientes. Nesse caso, se for possível manter os custos, o coworking é uma boa opção para quem está começando.

Saiba escolher

A maior parte dos coworkings conta com espaços abertos e salas privativas. Quanto maior o espaço, maiores também as possibilidades de novos contatos. Para escolher um bom coworking, sempre leve em conta a localização (não apenas para si mesmo e funcionários, mas também para seus clientes) e procure saber se a comunidade que circula por lá tem a ver com você. Além disso, informe-se sobre o portfólio de serviços ofertados e se eles atendem todas as necessidades do negócio.

"Estamos muito satisfeitos com os diversos serviços que atendem as 19 pessoas de nossa equipe. O grande diferencial que vemos no Office Inn é o atendimento, são pessoas muito profissionais e extremamente atenciosas. Respostas rápidas e sem burocracia fazem com que nós nos preocupemos apenas com o negócio da empresa."

Ronei Pasquetto Gomes
INFORMAÇÃO RÁPIDA

Saiba tudo sobre

Espaços e serviços adaptados as suas necessidades

NÃO FIQUE PARADO, MONTE SEU COMBO
MONTAR MEU COMBO