Definitivamente, investir no aluguel de um escritório privativo é mais vantajoso do que investir em um aluguel tradicional. Em casos nos quais a contenção de gastos deve ser levada à risca, o home office tem se mostrado também uma boa alternativa. Contudo, nem todas as empresas e empreendedores podem ou conseguem trabalhar nessa modalidade, especialmente porque, na maior parte das vezes, um espaço físico se faz necessário para receber clientes, realizar reuniões e acomodar adequadamente uma equipe de profissionais.
Essa é uma dúvida comum entre quem passa a pesquisar e considerar a ideia de levar o negócio para um escritório compartilhado. Para ilustrar e facilitar o entendimento de todas as vantagens, preparamos um comparativo entre todas as despesas mensais obrigatórias para uma sala comercial tradicional* e a Sala Diretor da unidade São Lourenço do Office Inn.
*Os valores são baseados em uma sala disponível em edifício comercial próximo à unidade São Francisco do Office Inn, na região central de Curitiba.
Compare:
Aluguel para 4 pessoas + recepcionista (sala com área total de 60m² e área útil de 35m²), por 3 anos
Escritório tradicional: R$ 1.200 (taxa de reserva, contrato burocrático, exigência de avalista e prazo de 36 meses com multa na rescisão antes do prazo)
Office Inn: R$ 3.500 (disponibilidade imediata, sem burocracia, sem fiador, prazo flexível e sem multa na rescisão a qualquer tempo)
Condomínio, IPTU, seguro e água
Escritório tradicional: R$ 300 (o valor pode variar de acordo com a manutenção do prédio)
Office Inn: R$ 0 (incluído no valor da sala)
Energia elétrica
Escritório tradicional: R$ 110
Office Inn: R$ 0 (incluído no valor da sala)
Telefonia (assinatura básica)
Escritório tradicional: R$ 50 (assinatura básica de uma linha, com custo mensal independente da utilização)
Office Inn: R$ 0 (linha com número exclusivo em PABX digital, fax 24 horas, 7 dias por semana. Ramais em todas as mesas)
Internet
Escritório tradicional: R$ 150 (plano básico de 15mb)
Office Inn: R$ 0 (internet de 100 MB e a cabo em todas as mesas, além de wireless em todos os ambientes do escritório + internet sobressalente)
Materiais de expediente, motoboy e Correios
Escritório tradicional: R$ 100 (deslocamento de funcionário para serviços externos)
Office Inn: Sistema pay-per-use (convênio com Correios e motoboy. Comodidade de utilização dos serviços sem sair do escritório)
Materiais de limpeza
Escritório tradicional: R$ 120
Office Inn: R$ 0 (material de limpeza e higiene. Café, chá, água e biscoitos à vontade)
Manutenção* (lógica e predial)
Escritório tradicional: R$ 60 (instalações de lógica e elétrica, consertos e pintura da sala no final do contrato)
Office Inn: R$ 0 (manutenção predial, mobiliária e lógica. Assistência e configurações para impressora, internet, senhas e telefone)
Telefonia (utilização)
Escritório tradicional: R$ 250
Office Inn: Custo apenas dos telefonemas saintes e das transferências para outro número (atendimento personalizado com seu script e recados imediatos via e-mail. Relatório mensal de utilização individual com senha. Plano empresarial com tarifa reduzida)
Recepcionista/telefonista (Salário + encargos – 13º salário, FGTS, INSS, férias, salário maternidade e rescisões + benefícios como VT, VR e uniforme)
Escritório tradicional: R$ 2.470 (apenas um funcionário, sujeito a faltas, atrasos e demais problemas trabalhistas)
Office Inn: R$ 250 (atendimento ininterrupto em horário comercial, feito por profissionais qualificadas e com postura profissional. Reposição, treinamento e custos trabalhistas por nossa conta)
Limpeza de salas e dependências
Escritório tradicional: R$ 500 (diarista uma vez por semana)
Office Inn: R$ 0 (limpeza diária de todos os ambientes do escritório. Zeladoria e serviço de copa em tempo integral)
Mobília sala* (4 mesas, 4 cadeiras, gaveteiro, armário e ar condicionado + impressora multifuncional)
Escritório tradicional: R$ 1.020
Office Inn: R$ 0 (mobiliário corporativo, mesas espaçosas, poltronas giratórias, gaveteiros e ar condicionado)
Mobília sala de reunião* (1 mesa para 6 pessoas e 6 cadeiras)
Escritório tradicional: R$ 625
Office Inn: Sistema pay-per-use (duas salas para 8 e 4 pessoas, móveis em aço cromado, vidro e madeira, poltronas giratórias, Smart TV 47″, datashow e ar condicionado)
Utensílios de decoração* (cortinas, luminárias, quadros, tapete, cafeteira e aparelhos de telefone)
Escritório tradicional: R$ 250
Office Inn: R$ 0 (espaço requintado, elegante e discreto)
*Investimentos iniciais, diluídos em 12 meses
TOTAL ESCRITÓRIO TRADICIONAL/MÊS: R$ 7.205
TOTAL OFFICE INN/MÊS: R$ 3.750
Diferença de até: 52,05%
No comparativo acima, demonstramos apenas as vantagens financeiras. Há muitas outras, como:
- Contratos desburocratizados, prazos flexíveis e preço justo;
- Escritório pronto para começar a trabalhar imediatamente;
- Imagem corporativa profissional;
- Staff treinado com garantia de assiduidade e qualidade;
- Clareza nas informações dos valores dos serviços;
- Sigilo das informações e respeito à privacidade do cliente.
No Office Inn, o sistema de combo (contratação dos serviços conforme a necessidade) pode tornar esse valor final ainda mais interessante. A começar pelo fato de que a empresa pode considerar o escritório exclusivo dela, somado a um staff de, no mínimo 3 pessoas, manutenção impecável, facilities, estrutura lógica de ponta, decoração completa e staff qualificado e treinado, voltamos à pergunta que abre esse post. Locação tradicional ou aluguel de espaço privativo: o que é melhor para sua empresa? Financeiramente falando, um escritório privativo é muito mais vantajoso. 🙂