Blog

AS ÚLTIMAS NOVIDADES E O MUNDO DOS NEGÓCIOS

24 de abril de 2020
por Office Inn em Geral

Oportunidades em meio à pandemia

O Blog do Office Inn toma a liberdade de reproduzir conteúdo alheio com opiniões e ensinamentos com os quais compactuamos. Confira esse artigo assinado pelo headhunter Bernt Entschev, da De Bernt, com uma análise interessante sobre esse momento que o mundo vive.

“Uma crise sempre gera oportunidades”. Ao ler o início deste texto, você leitor, deve estar se perguntando: poxa Bernt, que frase batida. Concordo com você! Contudo, ela continua sendo muito atual, principalmente se aplicarmos seu conteúdo no momento difícil o qual vivemos com a presença da pandemia Covid-19.

A crise na saúde que se espalhou para todos os setores da humanidade traz outras visões de mundo e no mercado de trabalho não é diferente. Nesses termos pensemos como o isolamento social e o trabalho home, por exemplo, estão mexendo com todos nós. Uma das oportunidades que o distanciamento nos traz é fazer com que recursos digitais que antes nem dávamos bola, ou que não tínhamos tanta afinidade, tenham agora lugar em nossa rotina.

Veja, por exemplo, as lives. Nunca se fez tanto em tão pouco tempo as transmissões ao vivo. Nunca se fez tanto reuniões online com tanta gente ao mesmo tempo e em lugares distintos. Mas, para que isso ocorresse, muito foi necessário aprender. Ao menos um tutorial o usuário teve que ler e aprender. E aqueles que se interessaram estão surfando na onda, fazendo das ferramentas uma boa oportunidade de explorar a marca e ao mesmo tempo poder atender as demandas de clientes, fornecedores, colaboradores.

Tenho participado e observado muitas dessas reuniões e lives. Como consultor, preciso fazer algumas ressalvas para que otimizemos ainda mais destas novas ferramentas, não deixando de lado velhos modos da boa etiqueta educacional.

A primeira delas é definir de que forma você vai usar destas ferramentas. Muita coisa é gratuita. Mas, ao entrar e degustar é preciso avaliar se essas ferramentas têm outras funções e possibilidades que vão ampliar suas possibilidades de comunicação. Então, para uma boa transmissão, muitas vezes é preciso colocar mão no bolso.

Se a imagem da companhia será expressada pela qualidade da ferramenta escolhida, quem a utiliza também precisa seguir nesta mesma linha. Abaixo seguem algumas dicas para você tirar de letra, para aparecer bem a seus interlocutores:

Esteja em lugar sem barulho – nada de cachorro latindo ou gato miando ou carro da pamonha ou do sonho gritando na rua. E nem pensar, alguém passando ou fazendo outro serviço ao fundo da tela.

Não deixe o microfone ligado – isso evita eventuais e inevitáveis ruídos que possam atrapalhar a reunião.

Espere o colega concluir o raciocínio – sempre foi elegante e continuará sendo respeitar o tempo do outro falar. Vale também, quando tiver a palavra, seja conciso no raciocínio. Menos é mais sempre.

Não saia da sala – se está na reunião, permaneça na reunião. Não atenda outro telefonema ou não fique teclando sem necessidade.

Não faça refeições – no máximo um cafezinho ou água. Não apareça na tela com um pote de pipocas ou um hambúrguer com batatas fritas.

No caso das lives em específico, opte por plataformas que possam valorizar a marca de sua empresa, que dê visibilidade aos participantes – sendo possível visualizar bem o nome e cargo dos convidados, que permita a interatividade. E claro, dependendo da situação, que se possa ainda responder online as principais dúvidas.

Ao fazer a divulgação – pense na mesma estratégia que faria se não fosse pela plataforma a distância, ou seja: como vou chamar as pessoas para apreciar o momento? Fazer títulos chamativos e trazer convidados de peso.

E por último, não polua. Só convoque reuniões ou mesmo promova live se tiver em mãos temas relevantes. Mesmo em home o tempo das pessoas continua e continuará sendo precioso.

Fonte: De Bernt.

INFORMAÇÃO RÁPIDA

Saiba tudo sobre


    Espaços e serviços adaptados as suas necessidades

    NÃO FIQUE PARADO, MONTE SEU COMBO
    MONTAR MEU COMBO