Quando você precisa de um exemplo empresarial para inspirar o seu próprio negócio, qual organização vem a sua mente? Provavelmente são as grandes empresas reconhecidas, com credibilidade no mercado e com clientes que são fãs da marca. Você parou para pensar como essas empresas alcançaram o sucesso e conquistam colaboradores que vestem a camisa?
Sem dúvidas elas possuem uma cultura organizacional forte, com valores que guiam a empresa rumo ao topo.
Em tempos de pandemia, novos colaboradores também começaram a surgir nesse período, e muitas equipes são formadas por pessoas que nunca se conheceram pessoalmente, apenas através de telas.
Como manter o ritmo de trabalho e fazer com que os hábitos da empresa não se percam virtualmente? A resposta está em uma cultura organizacional sólida em que todos os colaboradores se identifiquem.
O que é Cultura Organizacional
A cultura organizacional — também chamada de código de cultura ou fit cultural, é o conjunto de normas, valores e missão da organização que ajudam a guiar comportamentos e hábitos de trabalho dos funcionários, criam a sensação de pertencimento, além de moldar a maneira como a empresa será vista pelo ambiente externo.
Os benefícios de se construir uma cultura forte também impacta nos números: ela tem o poder de diminuir o turnover e aumentar a produtividade, gerando melhores resultados financeiros.
5 exemplos de cultura organizacional consolidadas
Empresas de sucesso, como os unicórnios e as gigantes tecnológicas, têm seu sucesso também justificado pela sua cultura organizacional. Quer saber quais são elas? Confira:
Netflix
No mundo todo, a Netflix — gigante do streaming — possui mais de 8 mil funcionários. Como lidar com tantas pessoas, perspectivas e modos de pensar diferentes espalhados por diversos países? A cultura da Netflix é baseada nas pessoas no centro de tudo, levando em consideração os seguintes pontos:
Encorajar a tomada de decisão independente pelos colaboradores;
Compartilhar informações de forma aberta, ampla e deliberada;
Ser extraordinariamente sincero;
Manter apenas pessoas altamente eficientes;
Evitar regras.
Conhecido por seus ambientes descontraídos, benefícios atraentes e horários flexíveis, o Google busca a colaboração entre funcionários. Durante a pandemia, a empresa criou o Working Fun Home, uma newsletter com dicas de livros, receitas e filmes para funcionários no home office.A inovação é o elemento chave no código de cultura do Google, com os seguintes valores:
Curiosidade: constantemente questionar as coisas, se elas funcionam e se poderiam ser diferentes;
Agência: envolver as pessoas nas tomadas de decisões importantes e permitir que elas façam suas próprias escolhas;
Colaboração: ferramentas que facilitem o trabalho em equipe, tanto online quanto offline;
Capacidade de correr riscos: coragem para se arriscar e estar preparado para falhar.
Nubank
A fintech e segunda empresa unicórnio no Brasil define cultura como a cola que une os diferentes times da empresa. Os valores do Nubank têm foco no cliente e seu propósito está em lutar contra a complexidade para empoderar pessoas. Seus pilares são:
1. querer que os clientes nos amem fanaticamente;
2. ter mentalidade de dono;
3. construir times fortes e diversos;
4. buscar a eficiência inteligente.
Natura
A Natura é um excelente exemplo de empresa brasileira que se destaca por uma cultura people first e que se preocupa com o bem-estar dos funcionários. Seus valores são:
Relação: a vida é uma sequência de relações;
Aperfeiçoamento;
Verdade;
Diversidade;
Liberdade;
Compromisso.
Apple
As violações da política organizacional são levadas a sério na Apple, e podem resultar em ações disciplinares, incluindo a rescisão do contrato de trabalho.Todos os colaboradores precisam ler a política e compreenderem todos os pontos, entre eles estão:
- a contratação valoriza mais a personalidade do que as competências técnicas;
- atenção à motivação por meio de feedbacks positivos e autonomia;
- noção clara de propósito.
A sua empresa possui uma noção clara de seus propósitos e valores que formam a cultura organizacional? Mesmo no modelo de trabalho remoto, as lideranças e todos os colaboradores devem ter na ponta língua os pilares que constroem a alma do seu negócio.
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