Blog

AS ÚLTIMAS NOVIDADES E O MUNDO DOS NEGÓCIOS

4 de junho de 2021
por Office Inn em Geral

Por que a cultura organizacional se tornou ainda mais importante em tempos de trabalho remoto?

Quando você precisa de um exemplo empresarial para inspirar o seu próprio negócio, qual organização vem a sua mente? Provavelmente são as grandes empresas reconhecidas, com credibilidade no mercado e com clientes que são fãs da marca. Você parou para pensar como essas empresas alcançaram o sucesso e conquistam colaboradores que vestem a camisa?  

Sem dúvidas elas possuem uma cultura organizacional forte, com valores que guiam a empresa rumo ao topo.  

Em tempos de pandemia, novos colaboradores também começaram a surgir nesse período, e muitas equipes são formadas por pessoas que nunca se conheceram pessoalmente, apenas através de telas.  

Como manter o ritmo de trabalho e fazer com que os hábitos da empresa não se percam virtualmente? A resposta está em uma cultura organizacional sólida em que todos os colaboradores se identifiquem. 

O que é Cultura Organizacional  

A cultura organizacional — também chamada de código de cultura ou fit cultural, é o conjunto de normas, valores e missão da organização que ajudam a guiar comportamentos e hábitos de trabalho dos funcionários, criam a sensação de pertencimento, além de moldar a maneira como a empresa será vista pelo ambiente externo.  

Os benefícios de se construir uma cultura forte também impacta nos números: ela tem o poder de diminuir o turnover e aumentar a produtividade, gerando melhores resultados financeiros.  

5 exemplos de cultura organizacional consolidadas 

Empresas de sucesso, como os unicórnios e as gigantes tecnológicas, têm seu sucesso também justificado pela sua cultura organizacional. Quer saber quais são elas? Confira:  

Netflix 

No mundo todo, a Netflix — gigante do streaming — possui mais de 8 mil funcionários. Como lidar com tantas pessoas, perspectivas e modos de pensar diferentes espalhados por diversos países? A cultura da Netflix é baseada nas pessoas no centro de tudo, levando em consideração os seguintes pontos: 

Encorajar a tomada de decisão independente pelos colaboradores; 

Compartilhar informações de forma aberta, ampla e deliberada; 

Ser extraordinariamente sincero; 

Manter apenas pessoas altamente eficientes; 

Evitar regras. 

Google 

Conhecido por seus ambientes descontraídos, benefícios atraentes e horários flexíveis, o Google busca a colaboração entre funcionários. Durante a pandemia, a empresa criou o  Working Fun Home, uma newsletter com dicas de livros, receitas e filmes para funcionários no home office.A inovação é o elemento chave no código de cultura do Google, com os seguintes valores: 

Curiosidade: constantemente questionar as coisas, se elas funcionam e se poderiam ser diferentes; 

Agência: envolver as pessoas nas tomadas de decisões importantes e permitir que elas façam suas próprias escolhas; 

Colaboração: ferramentas que facilitem o trabalho em equipe, tanto online quanto offline; 

Capacidade de correr riscos: coragem para se arriscar e estar preparado para falhar. 

Nubank 

A fintech e segunda empresa unicórnio no Brasil define cultura como a cola que une os diferentes times da empresa. Os valores do Nubank têm foco no cliente e seu propósito está em lutar contra a complexidade para empoderar pessoas. Seus pilares são: 
 
1. querer que os clientes nos amem fanaticamente; 
2. ter mentalidade de dono; 
3. construir times fortes e diversos; 
4. buscar a eficiência inteligente. 

Natura 

Natura é um excelente exemplo de empresa brasileira que se destaca por uma cultura people first e que se preocupa com o bem-estar dos funcionários. Seus valores são: 

Relação: a vida é uma sequência de relações; 

Aperfeiçoamento; 

Verdade; 

Diversidade; 

Liberdade; 

Compromisso. 

Apple 

As violações da política organizacional são levadas a sério na Apple, e podem resultar em ações disciplinares, incluindo a rescisão do contrato de trabalho.Todos os colaboradores precisam ler a política e compreenderem todos os pontos, entre eles estão:  

  1. a contratação valoriza mais a personalidade do que as competências técnicas; 
  1. atenção à motivação por meio de feedbacks positivos e autonomia; 
  1. noção clara de propósito. 

A sua empresa possui uma noção clara de seus propósitos e valores que formam a cultura organizacional? Mesmo no modelo de trabalho remoto, as lideranças e todos os colaboradores devem ter na ponta língua os pilares que constroem a alma do seu negócio.  

Gostou deste artigo e quer saber um pouco sobre os nossos serviços? Entre em contato com a gente. 

INFORMAÇÃO RÁPIDA

Saiba tudo sobre


    Espaços e serviços adaptados as suas necessidades

    NÃO FIQUE PARADO, MONTE SEU COMBO
    MONTAR MEU COMBO