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8 de dezembro de 2017
por Office Inn em Negócios

Possui uma pequena empresa? Confira dicas para gerenciá-la

Um estudo feito há alguns anos pela Serasa Experian, a pedido da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), demonstrou que pequenas empresas que adotam padrões de gestão obtêm maior lucro, investem mais e também correm menor risco de contrair dívidas.

Isso demonstra que, para sobreviver, uma pequena empresa precisa ser capaz de competir no mercado. Uma vez identificadas suas principais necessidades, é possível entrar com modelos de gestão que aumentem a competitividade e, consequentemente, as chances de sucesso.

Selecionamos algumas dicas para que você possa administrar seu pequeno negócio da melhor maneira. Confira:

Estratégia é tudo

Monte seu plano estratégico levando em conta o que dizem clientes, fornecedores, colaboradores e o mercado. Não esqueça de incluir também os objetivos da empresa. Mas, não fique só no planejamento. Crie planos de ações definindo metas, responsáveis e prazos para executar aquilo a que se propôs.

Pense em melhorar continuamente

Fazer o negócio crescer é pensar em inovar produtos, serviços e métodos. Esteja atento a fontes como universidades, centros de pesquisa e até mesmo concorrentes. Quanto maior a busca pela excelência, maior a competitividade.

De olho no desempenho

Sempre controle resultados. Criar indicadores e metas ajuda a organizar a gestão e definir onde se quer chegar. Também fica mais fácil aplicar medidas corretivas, quando necessário. Lembre-se que as metas devem englobar todas as áreas da empresa e ter seus resultados medidos todo o tempo.

Cuide das finanças

O fluxo de caixa merece um olhar constante e atento. O ideal é também contar com um plano orçamentário para, no mínimo, um ano. Isso é fundamental para assegurar a disponibilidade de recursos da empresa para despesas do dia a dia e também para atender eventualidades.

Mantenha as informações organizadas

Uma boa base de TI é essencial para organizar os dados da empresa e a condução dos negócios. Atividades devidamente registradas e documentadas garantem a continuidade do fluxo de trabalho mesmo na eventual falta de um profissional, por exemplo. Além disso, organização significa um importante ganho de tempo.

Saiba ouvir seus clientes

Os clientes são o melhor termômetro para reconhecer necessidades e formatar o atendimento mais adequado para cada um. Não significa atender um cliente melhor que outro, mas considerar as diferenças para oferecer produtos, serviços e experiências cada vez mais personalizados. Crie canais para avaliar a satisfação e receber sugestões e reclamações.

Pense em seus funcionários

Gerenciar colaboradores é definir claramente a função de cada um e sua participação no sucesso da empresa. É também oferecer treinamentos e capacitação para o desenvolvimento de habilidades. Criar um ambiente mais participativo e agradável também significa promover qualidade de vida para todos dentro da empresa.

Um clichê necessário

Pensar em responsabilidade social e ambiental representa estar atento à importância do consumo consciente e o quanto danosa pode ser, para o meio ambiente, a atividade da empresa. Considere controlar o uso de água, energia e papel, além de educar a empresa para o descarte correto de resíduos, como lixo, lâmpadas, cartuchos de impressora e embalagens. Leve, para dentro da pequena empresa, as condutas das grandes empresas.

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