Se você deseja que tudo volte ao normal o quanto antes, use a máscara. No Paraná, novas resoluções do governo do estado colocam a população e o funcionamento do comércio e instituições em estado que lembra o lockdown (confinamento, bloqueio total do perímetro urbano e outras medidas extremas de circulação interna), de forma a conter a piora observada nos números da Covid-19 após o afrouxamento do isolamento social nas últimas semanas.
Portanto, se você precisar sair de casa (e o ideal é que não saia), não o faça, sob nenhum argumento, sem a máscara. Esse acessório antes tão distante da realidade da maioria, hoje representa uma declaração de respeito ao próximo, e de amor aos nossos familiares e amigos.
Se cada um se comprometer a fazer a sua parte, enfrentaremos esse momento e todas as suas restrições de forma mais rápida. Mas, lembre-se: a máscara colabora, mas não nos torna imunes a nada. Assim, sempre que estiver fora de casa, também evite encostar em superfícies, higienize as mãos frequentemente com álcool em gel e mantenha, pelo menos, uma distância de dois mentros de outras pessoas.
Entenda por que o uso correto e contínuo da máscara, fora de casa, é tão importante:

Como usar
Fonte: curitiba.pr.gov.br
A recomendação da Secretaria Municipal da Saúde é para que a população use máscaras caseiras de forma adequada, deixando as hospitalares exclusivamente para trabalhadores da saúde.
A máscara caseira deve ter duas camadas de tecido, preferencialmente tricoline, ou outro com trama mais fechada como algodão. Além disso, ela deve cobrir todo o contorno da boca (até abaixo do queixo) e nariz (até metade).
Para usar corretamente, deve-se higienizar as mãos antes de colocar a máscara. Deve-se, então, segurar a máscara pelos elásticos laterais na hora de colocar ou tirar do rosto. Quando ficar úmida, ela deve ser trocada por outra limpa e a suja deve ser armazenada separadamente. Para lavar, a orientação é deixar de molho em uma solução de água sanitária (uma colher) e água (meio litro), depois lavar com água e sabão. Caso queira, pode passar a ferro (não é obrigatório) e guardar preferencialmente em uma embalagem plástica.